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FEV
05
05 FEV 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Moradores da Vila Barroquinha recebem orientações do projeto “Energia Inteligente”
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Moradores da Vila Barroquinha, na região Sede, participaram, na quinta-feira (30/1), de palestra do projeto “Energia Inteligente”, da Cemig. Na ocasião, eles foram orientados sobre medidas para reduzir o consumo de energia e para evitar acidentes relacionadas à eletricidade, inclusive, em períodos chuvosos como o atual. O projeto “Energia Inteligente” é voltado a comunidades de baixa renda de todo o estado. Em Contagem, a palestra priorizou assuntos relacionados a medidas de segurança para períodos chuvosos, sendo repassadas pela analista social da Cemig, Simone Vidal.

A palestra ocorreu no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cemauf), localizado na região Sede. A Vila Barroquinha é uma das localidades de Contagem que participa do projeto da Cemig, iniciado em Minas em 2018. O projeto forneceu oito lâmpadas de Led aos moradores da Vila Barroquinha e também cadastrou aqueles com chuveiro e geladeira antigos e de alto consumo para uma possível troca por novos e eficientes. O morador Edivaldo Calmo da Silva disse que, após trocar as lâmpadas da sua casa pelas de Led, conseguiu uma economia de quase 50% da conta. “Somos três pessoas em casa e a conta que era R$170,00 passou a R$ 60,00, já há quatro meses”, disse ele.

Segundo a assistente social da Cemig, o projeto propicia a substituição de equipamentos de alto consumo (lâmpadas incandescentes, geladeiras e chuveiros) por outros mais eficientes e econômicos, reduzindo o consumo e a demanda de energia nas casas dos consumidores de baixa renda de Minas Gerais. A distribuição do chuveiro eletrônico e a geladeira segue alguns critérios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e a legislação vigente (Lei 9.991/2000) determinam que concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica apliquem anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% da sua receita operacional líquida em ações que combatam o desperdício de energia. Além de família de baixa renda, o projeto Energia Inteligente também atinge hospitais, entidades sem fins lucrativos, instituições educacionais e órgãos públicos.

Tarifa Social

A técnica da Cemig também orientou moradores sobe a Tarifa Social que é um desconto na conta de energia elétrica destinado às famílias nas seguintes condições: estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo por pessoa; renda mensal de até três salários mínimos que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos ou que tenha algum componente beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC.

Medidas de economia e segurança em períodos chuvosos

Entre as dicas repassadas estão a utilização do chuveiro eletrônico que muda a temperatura por meio de uma haste, e troca das lâmpadas de alta voltagem pelas de led, além da troca de geladeiras antigas pelas que trazem o selo de economia de energia. No cotidiano das pessoas, as ações de economia - informou Simone Vidal - são por exemplo: evitar usar aparelhos domésticos no horário de pico, isto é, das 17h às 21 h, e reduzir o tempo no banho, já que o chuveiro é o grande vilão do consumo de energia.

Quanto às medidas preventivas de acidentes relacionadas à eletricidade, em momentos de tempestades, ela indica desligar os aparelhos das tomadas; evitar locais próximos à rede elétrica e de árvores, piscinas, lagos, etc.

A gerente do Cemauf, Maria José Mendes Estevão, que também palestrou, disse que o centro também é um local de reuniões com a comunidade da Barroquinha. Ali ocorrem várias orientações de programas sociais, mas o local prioriza o cultivo, a distribuição e a difusão da produção e consumo de plantas medicinais.

Já o gerente do setor de Meio Ambiente, da regional Sede, Marcus Vinícius Camillo, informou aos moradores sobre os riscos nestes dias chuvosos atípicos em Contagem e região, muitos deles agravados pelo próprio ser humano, sendo que um deles é o hábito de pessoas jogarem lixo em córregos ou na rua. Ele disse que a Administração Regional Sede está recebendo um fluxo maior de ligações nestas duas semanas, já que muitos moradores acabam por não conseguir falar na Defesa Civil devido ao acúmulo de ligações e chamadas para vistorias que o órgão recebe.

“Entretanto, se a pessoa se considera em situação de risco eminente ela deve telefonar primeiro para os Bombeiros e Defesa Civil. Somente se estes órgãos não puderem atender é que ela deverá ligar para a Regional Sede. Ele informou que os telefones dos órgãos  procurados em casos de problemas com tempestades são:

Bombeiros: 193

Defesa Civil de Contagem: 199 / 3198-8678

Guarda Civil: 153

Cemig: 116

Copasa: 115

Administração Regional Sede: 3395-9550 e 3395-9551

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